terça-feira, 10 de março de 2015

Construindo uma bússola!

Boa noite!

Hoje, no laboratório, construimos uma bússola bem legal e mais uma vez aprendemos na prática o conteúdo aplicado em sala de aula.
Se quiser repetir em casa para a família ver, segue abaixo as orientações.
Para esta experiência você vai precisar de:
• uma agulha
• um pedacinho de ímã
• um copo cheio de água (até a borda!)
• um pedaço de papel higiênico (ou papel toalha)
Primeiro você passa o ímã sobre a agulha, várias vezes e sempre no mesmo sentido, para que ela fique imantada. Aí é só colocar um pedacinho de papel sobre a água (que deve estar totalmente parada), colocar a agulha magnetizada por cima dele e esperar que ele afunde. A agulha vai se mexer um pouquinho buscando orientação e, quando finalmente parar, estará apontando para o Norte e para o Sul, da mesma forma que acontece com o ponteiro de uma bússola comum (que também é imantado). Em ambos os casos, isso acontece porque dentro do nosso planeta existe uma grande quantidade de ferro que faz com que tenhamos dois polos magnéticos opostos, próximos ao polo Norte e ao polo Sul, que servem de orientação para que os ponteiros ou agulhas das bússolas se alinhem e apontem sempre para a mesma direção. Nesta experiência, a água é importante para que a agulha tenha o mínimo de atrito possível e possa se movimentar livremente até encontrar os polos. E por que ela não afunda? Porque a água possui uma propriedade chamada tensão superficial, uma espécie de película que não deixa coisas leves afundarem.
DICAS

• Para não ter erro, procure usar uma agulha bem fininha, mais leve, para garantir que ela não afunde e estrague a brincadeira.
• Essa experiência é bem legal para apresentar a família, já que é bem simples de conseguir o material, de executar e de explicar, arrancando aquele “Oooh!” dos seus pais e irmãos. ;)

Confira as fotos da nossa aula de hoje!











Nenhum comentário:

Postar um comentário