terça-feira, 31 de março de 2015

Meu planetinha!

Semana passada, em nossa aula de laboratório, cada criança confeccionou um planeta utilizando argila. A professora Raquel ensinou a fazer argila artificial utilizando areia e cola para caso eles quisessem fazer em casa. Eles amaram!!!








segunda-feira, 30 de março de 2015

Houda e Caio em...Ler e Cri@r, é só começar!


Mais uma apresentação do projeto Ler e Cri@r, é só começar, e deixo aqui meu orgulho para com essas duas crianças. Houda me deixou com lágrimas nos olhos de tanta doçura, simpatia, criatividade e envolvimento. Foi uma delícia escutar você contando história. Caio de uma forma simples, porém com um ótimo tom de voz, palavras sendo pronunciadas pausadamente  e um jeito todo especial de contar sua história me deixou muito feliz.
Me sinto privilegiada em tê-los como meus alunos e hoje fui embora muito satisfeita. Que mágico ver a dedicação de vocês, meus queridos!





sábado, 28 de março de 2015

Dia do circo e aniversário do Bernardo!

Ontem, 27 de março, comemoramos o dia do circo!! Aprendemos que o dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, que comandou o circo Piolim por mais de 30 anos. Além disso, confeccionamos uma lembrancinha e comemoramos o aniversário do nosso amigo de sala Bernardo!!! Que dia gostoso!
Be, você é tão feliz quanto um palhaço!! Continue sendo esse menino alegre, amigo, lindo e super inteligente! Amo você!!!











quarta-feira, 25 de março de 2015

Família brincante!

E essa foi a nossa lição de casa de ontem. Os pais foram entrevistados e tiveram que brincar com seus filhos. Hoje, muitos contaram bem animados como foi.
Como dizia o ‘Pequeno Príncipe’, os adultos se acham sérios demais e se perdem por conta disso. Perdemos o brilho, perdemos esperança, perdemos amor quando paramos de brincar. Os pais precisam brincar com os filhos, pois são exemplos para os pequenos. Pensamos que não, mas as crianças são ‘radares’ ligados o tempo todo nos comportamentos e atitudes dos pais e dos adultos que convivem em torno delas. É preciso participar do momento lúdico dos pequenos e, quando eles crescerem, também! Quando seu filho se tornar um adolescente e pedir um skate, compre dois e vá brincar com ele! Brincar juntos aumenta o grau de confiança e fortalece o vínculo entre pais e filhos.
Você brinca com seu filho? Você investe tempo nisso? 

Abaixo temos as fotos desse momento tão especial que alguns pais me mandaram !!! Vocês são nota 1000000!!!!

Diana e a mamãe brincando de pintar as unhas, a super madrinha da Maria Eduarda brincando com ela e a Júlia e a mamãe brincando de barbie! 





terça-feira, 24 de março de 2015

DETETIVE NM... está chegando!


ESTÁ CHEGANDO...
Cuidado com suas digitais!

 A Proposta da atividade tem como principal objetivo fazer com que as crianças investiguem o mistério enquanto desenvolvem habilidades relacionadas ao uso de parâmetros da metodologia científica.
A partir do sumiço dos chocolates, a turma será estimulada a trabalhar no caso investigativo ao coletar dados, criar hipóteses e verificá-las para chegar a uma conclusão.
O jogo será desenvolvido pela escola. O objetivo é descobrir qual dentre seis suspeitos (cujos nomes são ou lembram cores específicas), qual entre nove roupas e qual dentre seis lugares estão envolvidos no desaparecimento da caixa de bombom.
No início do jogo, três cartas são escolhidas aleatoriamente e depositadas dentro de um envelope, para que ninguém as veja. Tais cartas — um suspeito, uma roupa e um lugar da escola.
O objetivo é encontrar a solução do desaparecimento, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São 6 suspeitos, 6 lugares e 9 roupas, conferindo 324 possibilidades distintas. No decorrer do jogo, o grupo deverá buscar informações através de dicas, eliminarem hipóteses e quais seriam as três cartas do envelope.
Após suspeitar ter desvendado, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o suspeito, com qual roupa, e em qual lugar da escola houve o desaparecimento.

Suspeitos
Karina Blue
Sirlene yellow
Luciana Pink
Rubia Green
Ramon Red
Ale White

Locais
Ginásio                                  
Parque grande
Sala dos professores
Sala de informática
Pátio
Sala de artes

Roupas
Blusa branca
Blusa amarela
Blusa verde
Blusa rosa
Avental
Blusa azul
Vestido
Roupa de ginástica
Macacão




Informática x Zoológico

Pensando em enriquecer as propostas de aprendizado nas aulas de informática, elaborei o planejamento do primeiro semestre com base em uma pesquisa de campo. 
Os alunos já tiveram um conhecimento prévio sobre mamíferos e as estruturas do Zoológico Municipal de São Paulo onde as informações serão coletadas. 
Já iniciamos nosso trabalho!!!
Através de um passeio iremos aprender em sala a trabalhar nos softwear power point e excel! 
Uma breve introdução a metodologia científica também iremos abordar!







segunda-feira, 23 de março de 2015

Trabalhando atualidades!

Mais do que dominar o conhecimento adquirido na escola, os alunos que irão se preparar para os vestibulares precisam compreender as chamadas atualidades, e essas serão inseridas esse ano no cotidiano escolar para que eles possam começar a se familiarizar. Atualidades são fenômenos que acontecem no ano e somente no ano, e o aluno tem que saber o porquê das coisas e saber relacioná-las com o conteúdo aprendido na escola.
Hoje tivemos um debate informal onde alguns alunos apresentaram o que estudaram no final de semana sobre temas atuais. Muitos falaram sobre a situação da escassez da água e relacionamos então com o conteúdo de ciências, que fala sobre esse recurso natural.
Parabéns aos pais pela participação e incentivo!
Abaixo temos o Naym com uma excelente apresentação e nossa lembrancinha do Dia Mundial da Água (22/03/2015).
Estamos engajados para com os mesmos objetivos, que é a felicidade e educação de nossos filhos/alunos.

Projeto Ler e Cri@r, é só começar !

Hoje tivemos a apresentação do nosso projeto Ler e Cri@r, é só começar, e nosso João Victor simplesmente arrasou!
Com fantoches, ele contou a história do ''Boneco da Paz'', que abrange a boa convivência e o valor da amizade. 
Ele encantou a todos com essa história e no final entregou lembrancinhas para seus amigos de sala!!
Estou muito feliz com esse projeto! Essas crianças são demais!!! Agradeço a mamãe Letícia pelo capricho!
AHHH !!  E eu fui presenteada com esses lindos bonecos! Fiquei muito muito muito feliz ! Obrigada!






sexta-feira, 20 de março de 2015

20 de março - Dia da felicidade!!

Em nossa primeira reunião fiz uma pergunta aos pais. O que você quer para seu filho? Alguns pais responderam, ter um bom emprego, alcançar os seus objetivos, construir uma família e ser feliz! OPA!!!!!!!!! SER FELIZ? Chegaram na resposta que eu queria! 
Eu, como educadora antes de qualquer objetivo a ser alcançado em sala de aula quero que meus alunos sejam felizes. A felicidade nos permite a aprender melhor, a ter mais vontade, querer produzir etc, etc, etc.... Depois que os tenho felizes, fácil trabalharmos com eles!
E falando em felicidade, hoje é seu dia!!!!
O que faz você feliz?
Estar com os amigos, ouvir a risada de uma criança, trabalhar com o que gosta, uma linda paisagem, um abraço apertado, reunir a família, viajar, a recepção do seu bichinho de estimação quando você chega em casa?
São muitas as razões. Por isso, não importa o dia, promova a felicidade e alegria sempre. Contribua para o bem-estar e harmonia das pessoas e dos ambientes em que vive. Um sorriso já é o primeiro passo!!!!!

Beijo grande de uma pessoa muito feliz !!!

quarta-feira, 18 de março de 2015

Caligrafia NÃO é coisa do passado!

Boa noite!!!!

Hoje demos início ao nosso livro de caligrafia. 
Caligrafia é a arte de dar forma aos símbolos de uma maneira expressiva e harmoniosa. A educação escolar das nossas crianças começa basicamente pela escrita, onde ela aprende a ter atenção, concentração e dedicação para com a atividade que ela está realizando.

Outro dia li em uma publicação que a caligrafia é coisa do passado. Sempre achei a arte de dar forma aos símbolos tão importante, que essa afirmação me deixou intrigada. Ensinar caligrafia NÃO é coisa do passado, o grafismo é uma das mais importantes formas de expressão do ser humano. Escrever corretamente as palavras é importante e indispensável para a vida social de todos.

Poderia ficar aqui escrevendo ''N'' motivos para justificar a importância da caligrafia para enriquecer a formação dos meus pequenos, porém não prenderia a atenção ao que se faz necessário. 

Abaixo temos fotos de alguns alunos realizando atividades no livro. De mesa em mesa a intervenção é feita pela professora para que eles possam reparar seus erros, caso necessário.






terça-feira, 17 de março de 2015

Pense globalmente, aja localmente!

Com a preocupação do destino do lixo, eu e nossa querida auxiliar Maria, iremos desenvolver semanalmente com as crianças, um projeto de reutilização dos resíduos encontrados nas dependências do colégio. Através da união da conscientização e da criatividade, muitas coisas legais irão surgir!!!
Como toda mudança no cotidiano gera impacto e resistência, não são todas as pessoas que assimilam e aceitam da mesma maneira e da mesma forma. Por isso faz-se necessária a conscientização contínua de nossos pequenos.
Nessa primeira etapa estamos estimulando a coleta seletiva e a reciclagem. 

Olha que bacana esse triciclo que ainda iremos finalizar!! 
Vamos nessas mamães??? Estamos juntas para um mundo melhor !!!!!



sábado, 14 de março de 2015

O menino maluquinho!

Boa tarde!!!!!!!

Nosso primeiro bimestre será acompanhado do nosso amigo menino maluquinho!
E ''porque'' escolhi esse livro?

O menino maluquinho diferente de ,nós adultos, recria situações desagradáveis da vida, transforma sombra em riso e dor em beijo. Até mesmo a separação dos pais o faz criar e sorrir da saudade! Será que isso é ser maluquinho?

O menino maluquinho é um garoto tão menino quanto outro qualquer de sua idade. Ele é brincalhão, esperto, levado, travesso e arteiro e teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e lhe permite das asas à imaginação e diversões da infância. E assim vejo meus alunos, além de terem uma família maravilhosa, adoram as traquinagens de uma criança feliz e saudável!

Ziraldo, o autor do livro, nos faz conhecer a história de um Menino Maluquinho, porém não tão maluquinho, já que com sua sabedoria nos ensina a ter uma atitude positiva diante da vida, a agir de maneira espontânea, a ter senso solidário e a zelar pela boa convivência como norma do bem viver. 


E sabe o que realmente importa? Não importa ganhar a vida, mas saber viver a vida! 

Realizaremos um trabalho mágico de leitura e interação de pais e filhos!!!

Vamos nessa família?? 

Abaixo temos a foto do nosso amigo de sala Vitor segurando o livro e do meu querido filho  Miguel caracterizado de Menino Maluquinho!






quinta-feira, 12 de março de 2015

Pequeno Príncipe x Metáfora!

Boa noite!!!

Hoje nosso amiguinho Geraldo trouxe o livro 
''O pequeno príncipe'' que ganhou de sua mãe por dizer a ela que queria ler, pois a tia Bruna disse que amava essa história! Estão vendo a influência que temos para com nossos alunos e filhos? E mesmo não estando na programação de hoje fiz questão de ler 2 capítulos para adoçar os ouvidos e coração da turma.  Além de unir o pensamento do pequeno príncipe com os das crianças em relação as ponderações que as ''pessoas grandes'' fazem, sentimos mais o gostinho da metáfora presente no texto e criamos frases. 

Estou tão orgulhosa dessa turma, que meu coração sorri de tamanha satisfação! 

Vamos conferir algumas frases com metáforas com o tema crianças que eles realizaram? 
Podem babar! rs

*** Hoje tivemos a visita do gatinho do Ahmad que arrancou suspiros dos nossos corações! Amamos!

* Ter imaginação faz meu coração pensar. (João Victor)
*Cheirar a comida quando se é criança faz meu olfato sorrir!  (João Victor)
*Eu falo tanto, que a vitrola que está dentro de mim parece que vai explodir. (Caio Henrique)
*Ser criança é voar na imaginação! (Caio Henrique)
*Um dia ganhei de presente um jogo tão bom que meus dedos choraram de tanta dor, (Bernardo)
*Eu gosto de ser criança, pois sou a criança que vive dentro da cabeça do meu pai! (Murillo Moreira)
*Ser criança é ser uma flor (Júlia Santos)
*Criança é um anjo voando céu. ( Júlia Santos)
*Meu colega é tão fofoqueiro, que de tanta fofoca sei até quantas gotas tem no mar! (Caio Andrade)
*O cheiro da flor é tão bom que sinto que posso voar. (Caio Andrade)
*Um dia amassei minha camisa preferida e ela ficou triste, muito triste! (Ahamad)
*Eu gosto tanto e brincar que meus brinquedos acabaram fugindo pela janela. (Arthur)
*Quando brinco na casa da minha vó, me parto em cem pedaços de alegria! (Victória)






terça-feira, 10 de março de 2015

Primeira chamada telefônica!

HOJE NA HISTÓRIA 
No dia 10 de março de 1876, Alexander Graham Bell (na imagem) faz a primeira chamada telefônica dizendo: "Senhor Watson, venha aqui, eu quero vê-lo".

È.consciência é cultura!!!!

Construindo uma bússola!

Boa noite!

Hoje, no laboratório, construimos uma bússola bem legal e mais uma vez aprendemos na prática o conteúdo aplicado em sala de aula.
Se quiser repetir em casa para a família ver, segue abaixo as orientações.
Para esta experiência você vai precisar de:
• uma agulha
• um pedacinho de ímã
• um copo cheio de água (até a borda!)
• um pedaço de papel higiênico (ou papel toalha)
Primeiro você passa o ímã sobre a agulha, várias vezes e sempre no mesmo sentido, para que ela fique imantada. Aí é só colocar um pedacinho de papel sobre a água (que deve estar totalmente parada), colocar a agulha magnetizada por cima dele e esperar que ele afunde. A agulha vai se mexer um pouquinho buscando orientação e, quando finalmente parar, estará apontando para o Norte e para o Sul, da mesma forma que acontece com o ponteiro de uma bússola comum (que também é imantado). Em ambos os casos, isso acontece porque dentro do nosso planeta existe uma grande quantidade de ferro que faz com que tenhamos dois polos magnéticos opostos, próximos ao polo Norte e ao polo Sul, que servem de orientação para que os ponteiros ou agulhas das bússolas se alinhem e apontem sempre para a mesma direção. Nesta experiência, a água é importante para que a agulha tenha o mínimo de atrito possível e possa se movimentar livremente até encontrar os polos. E por que ela não afunda? Porque a água possui uma propriedade chamada tensão superficial, uma espécie de película que não deixa coisas leves afundarem.
DICAS

• Para não ter erro, procure usar uma agulha bem fininha, mais leve, para garantir que ela não afunde e estrague a brincadeira.
• Essa experiência é bem legal para apresentar a família, já que é bem simples de conseguir o material, de executar e de explicar, arrancando aquele “Oooh!” dos seus pais e irmãos. ;)

Confira as fotos da nossa aula de hoje!